Guia de Auto Ajuda

Wednesday, August 09, 2006

O que é auto-hipnose

O que é auto-hipnose

Auto-hipnose é uma técnica hipnótica levada a efeito pelo próprio indivíduo (sem necessidade de um hipnotizador). Sua prática pode trazer grandes benefícios à vida da pessoa, como melhorar a saúde, a aprendizagem, manter estável o nível do estresse, elevar a auto-estima, enfim, permitir que a pessoa alcance uma paz de espírito duradoura que há de se refletir em êxito e felicidade no seu dia a dia. Por isso mesmo a auto-hipnose é bastante utilizada no apoio ao tratamento médico/psicológico, sendo inclusive recomendada por médicos e psicólogos como terapia coadjuvante nos seguintes casos:

1 - Dores de cabeça crônicas (de natureza conhecida ou não)
2 - Dores de estômago
3 - Pressão alta
4 - Dores reumáticas e nevrálgicas
5 - Insônia
6 - Perburbações histéricas (principalmente paralisias das extremidades e afonia - perda da voz)
7 - Distúrbios da menstruação
8 - Sonambulismo espontâneo
9 - Sonhos aflitos
10 - Perda do apetite
11 - Alcoolismo
12 - Distúrbios da fala, inclusive a gagueira
13 - Perturbações nervosas da vista
14 - Síndrome do pânico
15 - Agorafobia (medo de ficar em lugares abertos)
16 - Obesidade
17 - Claustrofobia, acrofobia etc.
18 - Maus hábitos (como roer unhas, por exemplo)
19 - Ansiedade
20 - Deficiência imunológica, etc.

Como você pode ver, as possibilidades desta técnica hipnoterápica são imensas. Particularmente no que diz respeito à "aprendizagem" os resultados chegam a ser impressionantes. Através de um relaxamento bem feito e formulações apropriadas, pode-se em curto espaço de tempo:

1) Desenvolver a capacidade criativa
2) Melhorar substancialmente a memória
3) Aumentar a auto-estima
4) Melhorar a capacidade de concentração
5) Obter um sono reparador (que é fundamental para a aprendizagem)
6) Vencer a timidez
7) Vencer determinados medos (até mesmo a síndrome do pânico)
8) Evitar o Bloqueio Mental por Tensão
9) Corrigir erros de postura
10) Melhorar o raciocínio etc.

Qualquer pessoa pode aprender a técnica da Auto-hipnose, onde é o próprio indivíduo que influencia a si mesmo por pensamentos e sugestões que lhes são interessantes e que ele mesmo formula, segundo os padrões que vamos ensinar aqui.

Para que você tenha uma idéia dos resultados práticos e imediatos da auto-hipnose, basta lembrar que o auto-relaxamento - que é uma forma natural de relaxamento obtido através desta técnica - propicia à pessoa um estado de calma e tranqüilidade muito mais eficaz do que aquele obtido através de comprimidos, e isto sem que a pessoa corra o risco de qualquer efeito colateral. E mais ainda, sem gastar um só centavo!

Como disse anteriormente, através da auto-hipnose qualquer pessoa pode melhorar a sua auto-estima, acreditar mais em si mesmo e adquirir uma confiança que jamais havia experimentado antes. A "chave mágica" é o pensamento, dirigido de forma positiva ao seu subconsciente. Assim como você conseguiu decorar a tabuada e consegue recuperá-la na memória imediatamente quando precisa dela, você pode induzir também o seu subconsciente a produzir determinadas reações diante de situações específicas definidas por você mesmo. Por exemplo, você pode sugerir que seu organismo responda com calma e tranqüilidade sempre que você tiver que fazer uma prova ou concurso. E seu organismo assim responderá, com calma e tranqüilidade. Nada complicado e que exija grandes preparações como vocês vão ver.

Para se entender os efeitos da auto-hipnose, basta recorrer àquele clássico princípio "maquiavélico" que diz: mesmo uma grande mentira, se repetida com insistência, passa a ser verdade. Pois é isso: "afirme com insistência, e acontecerá!"

Há que se considerar também o conceito, hoje largamente admitido nos meios médicos, que nenhuma doença é exclusivamente somática ou exclusivamente psicológica. Corpo e mente influenciam-se, reciprocamente, num jogo permanente de causa/efeito. Assim, não é errado afirmar-se que o desequilíbrio emocional pode estar na raiz de doenças até então tidas como de absoluto cunho somático. A auto-hipnose, em razão disso, passa a ser recomendada para um espectro ainda maior desses males.

Já sabemos, por exemplo, que a capacidade imunológica da pessoa é diretamente afetata pela qualidade das suas emoções. A imunoglobulina A, encontrada na saliva e que impede a proliferação de microoranismos nas vias aéreas, reduz sua concentração quando a pessoa se sente diminuída em sua auto-estima, é humilhada ou repreendida publicamente. É comum o aparecimento de males - por exemplo, a gripe - imediatamente após um evento desta natureza.

A auto-hipnose tem se mostrado também eficaz na melhoria da comunicação interpessoal. A autodisciplina e o autocontrole possíveis de serem obtidos pela auto-hipnose funcionam como verdadeira proteção, tanto do seu casamento quanto do seu emprego e das suas relações pessoais com amigos e vizinhos. Nada tão difícil que não possa ser tentado. Afinal de contas, você vai “perder“ somente alguns minutos diários que, quando menos, servirão para reduzir a tensão muscular e esfriar a cuca. Já seria um bom lucro, não é mesmo?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home