Guia de Auto Ajuda

Wednesday, August 09, 2006

Técnica de auto-sugestão (Coueísmo)

Técnica Criativa


Técnica de auto-sugestão (Coueísmo)



Em finais do século XIX, um farmacêutico francês, Émile Coué (1857-1926), criou uma forma de auto-hipinose baseada na repetição de várias frases, as mais famosas eram “Todos os dias, de todas as formas, vou ficando cada vez melhor.” e “Estou melhorando todos os dias e em todos os níveis.”. Os princípios por ele estabelecido viriam a constituir a base da auto-sugestão e muito da neurolingüística na modernidade. A finalidade é esvaziar a mente dos pensamentos negativos, substituindo-os por repetições de palavras com alto teor benéfico e positivo. Este é um sistema ideal para acelerar a recuperação dos estados depressivos, fobias, ansiedade, dependência química, doenças psicossomáticas; também ajuda a controlar a dor, o medo, a raiva. Pode ser feito a qualquer hora, bastando apenas um rápido relaxamento, com três respirações profundas e repetindo logo em seguida a frase escolhida por três vezes.



Voltando a nossa meditação, podemos utilizar o coueísmo, em voz audível, alta ou em semitom, nos processo de relaxamento que estamos desenvolvendo no presente capítulo. Nesse caso, o mantra (frase de auto-sugestão) somente será produzido durante a expiração. Assim, inspiramos lentamente e pronunciamos na mesma proporção. Vejamos alguns mantras que podem ser utilizados sozinhos ou combinados; contudo, se optar por duas sentenças, elas devem possuir o mesmo tempo para dar ritmo harmônico à respiração. Escolha o que melhor convier.



  • o Eu tenho a paz.
  • o Eu tenho o amor.
  • o Eu tenho o sucesso.
  • o Eu tenho a harmonia.
  • o Eu tenho a saúde plena.
  • o Eu sou um ser de luz.
  • o Eu possuo a tolerância.
  • o Eu possuo o amor universal.
  • o Tudo é meu por direito divino.
  • o Tudo o que eu quero, eu consigo.
  • o Tudo o que eu desejo, eu realizo.
  • o Querer é poder; eu quero, eu posso.
  • o Eu tenho a proteção e o poder espiritual.
  • o Todos os meus caminhos estão abertos.
  • o A cada dia minha vida está melhor.



Também, podemos usar frases religiosas:



  • o O Senhor é meu pastor e nada me faltará. (Salmos 23,1)
  • o Tu, Deus Eterno, és meu defensor e o meu protetor. (Salmos 91,2).
  • o Quem confia no Deus Eterno terá sucesso. (Provérbios 28,25).
  • o Tudo é possível para quem tem fé (Marcos 9,23).
  • o O meu coração ficará alegre, pois tu me salvarás. (Salmos 13,5).
  • o O Senhor eleva a alma e ilumina os olhos. (Eclesiástico 34,16).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home